Wikitermes: deu cupim na rede!
Tiago Carrijo
(docente do PPG-EVD)
Cupins são conhecidos pelo seu potencial como pragas e pelos prejuízos que podem causar. Entretanto, apenas uma pequena parcela das espécies desses insetos são realmente prejudiciais para o ser humano (menos de 10%), enquanto a grande maioria desempenha importante papel ecológico nos ecossistemas, inclusive em sistemas agrícolas. Além disso, a biologia social dos cupins, com a divisão de trabalho entre os indivíduos de uma colônia e suas interações, são uma fonte rica de informações curiosas para diversos públicos da sociedade não-acadêmica.
Sabendo da importância que a divulgação científica tem para sensibilização e educação do público leigo e para mudança de opinião dos formuladores de políticas conservacionistas, o Wikitermes é um projeto de extensão que se iniciou no ano de 2018 sob a coordenação de um dos docentes do PPG-EVD (Tiago Carrijo). O projeto conta com o apoio da ProEC-UFABC, e tem o intuito divulgar a biologia e a importância dos cupins por meio de uma plataforma online, o website Wikitermes, além da página no Facebook, da conta no Instagram e Youtube.
Um total de 10.928 usuários acessaram o site desde 2018, 2.155 pessoas curtiram a página no Facebook, 1.420 seguem a conta no Instagram, e 73 pessoas estão inscritas no canal do Youtube (dados de 12/06/2020). Até esta data foram produzidos 47 textos de divulgação científica, 19 vídeos, 29 memes de internet, além 14 atividades (colorir, liga-pontos, labirinto) voltadas para o público infantil.
Com essas publicações, buscamos atingir diferentes segmentos da sociedade, instigando a curiosidade que pode ser despertada pelas particularidades da biologia dos cupins, até a divulgação da pesquisa científica realizada na academia, passando por questões que tocam o próprio fazer científico e questões mais amplas da etologia, evolução, genética e ecologia, aproximando as pessoas do método e da linguagem científica (alfabetização científica). Os resultados do alcance e o impacto do projeto vêm sendo mensurados principalmente por meio do número de visitas, tempo médio de permanência nas páginas, número de reações e compartilhamento nas mídias sociais, de respostas deixadas no início e/ou no final de alguns dos materiais produzidos entre outras métricas de engajamento. Com essas métricas, conseguimos mensurar a evolução do projeto.
Palavras-chave: Alfabetização Científica; Ensino de Ciência e Biologia; Divulgação Científica; Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)